Pesquisar este blog

Pós Em comunicação e Cultura de Moda

Pós Em comunicação e Cultura de Moda
Moda é comunicação

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Uma reverência a Lygia Clark


Por Paula Hubner

As linhas oblíquas de Lygia Clark invadiram a passarela da Uma. Após ver uma retrospectiva da obra da artista plástica no Itaú Cultural em São Paulo, Raquel Davidowicz decidiu se inspirar no universo concreto de Lygia para sua coleção de verão 2014.
Seu primeiro desafio foi conseguir a autorização da fundação que cuida das obras da renomada artista. Todos os croquis da coleção tiveram que passar por uma avaliação antes de serem aprovados. Em uma passarela de concreto que tinha ao fundo uma réplica da obra "A Casa é o Corpo" de 1968, as modelos entraram ao som de uma trilha composta por Caetano Veloso em homenagem a Lygia em 71.
Com uma cartela de cores concisa, como é próprio da marca, Raquel tingiu de azul cristal, azul noite, preto, carbono, off white, branco e amarelo, looks monocromáticos. Mostrou seu purismo de formas em longos vestidos, túnicas com calças,  transparências e sobreposições, criando leves assimetrias que remetiam às esculturas da série "Bichos". Essa série de esculturas em alumínio flexível que revolucionou o conceito de arte contemplativa da época por sua proposta de interatividade com o observador, serviu de referência para as modelagens, como inspiração para a única estampa da coleção e por sua grande expressividade, para os acessórios nos cabelos das modelos no desfile.  
A beleza veio com uma pele iluminada e uma boca quase apagada, nude. O destaque da maquiagem ficou por conta da sombra metálica em tons de azul, aplicada como elementos geométricos sobre as pálpebras. Em algumas modelos invadindo os limites das sobrancelhas, uma referência às obras em que Lygia ultrapassava os limites da moldura pintando-a na mesma cor que a tela.
As sandálias em couro box preto e plástico transparente e as gargantilhas rígidas em metal dourado complementaram o look da mulher minimalista e sofisticada da Uma.


  As linhas diagonais de Lygia Clark são referências para os recortes e modelagens.

Sobreposições e assimetrias tão próprios da marca remetem às composições da artista

Silhueta coluna e formas retas.

Estampa inspirada na série de esculturas "Bichos"

A série de esculturas também inspira os acessórios de cabelo e  o make do desfile.


Sandálias em couro box e plástico transparente arrematam os looks minimalistas da Uma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário