Por Paula Hubner
As linhas
oblíquas de Lygia Clark invadiram a passarela da Uma. Após ver uma
retrospectiva da obra da artista plástica no Itaú Cultural em São Paulo, Raquel
Davidowicz decidiu se inspirar no universo concreto de Lygia para sua coleção
de verão 2014.
Seu primeiro
desafio foi conseguir a autorização da fundação que cuida das obras da renomada
artista. Todos os croquis da coleção tiveram que passar por uma avaliação antes
de serem aprovados. Em uma passarela de concreto que tinha ao fundo uma réplica
da obra "A Casa é o Corpo" de 1968, as modelos entraram ao som de uma
trilha composta por Caetano Veloso em homenagem a Lygia em 71.
Com uma
cartela de cores concisa, como é próprio da marca, Raquel tingiu de azul
cristal, azul noite, preto, carbono, off white, branco e amarelo, looks
monocromáticos. Mostrou seu purismo de formas em longos vestidos, túnicas com
calças, transparências e sobreposições, criando leves
assimetrias que remetiam às esculturas da série "Bichos". Essa
série de esculturas em alumínio flexível que revolucionou o conceito de arte
contemplativa da época por sua proposta de interatividade com o observador,
serviu de referência para as modelagens, como inspiração para a única
estampa da coleção e por sua grande expressividade, para os acessórios nos
cabelos das modelos no desfile.
A beleza veio
com uma pele iluminada e uma boca quase apagada, nude. O destaque da maquiagem
ficou por conta da sombra metálica em tons de azul, aplicada como elementos
geométricos sobre as pálpebras. Em algumas modelos invadindo os limites das
sobrancelhas, uma referência às obras em que Lygia ultrapassava os limites da
moldura pintando-a na mesma cor que a tela.
As sandálias
em couro box preto e plástico transparente e as gargantilhas rígidas em metal
dourado complementaram o look da mulher minimalista e sofisticada da Uma.
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As linhas diagonais de Lygia Clark são referências para os recortes e modelagens. |
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Sobreposições e assimetrias tão próprios da marca remetem às composições da artista |
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Silhueta coluna e formas retas. |
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Estampa inspirada na série de esculturas "Bichos" |
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A série de esculturas também inspira os acessórios de cabelo e o make do desfile. |
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Sandálias em couro box e plástico transparente arrematam os looks minimalistas da Uma. |
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